Hipertexto, hipermídia, hiperlink e autoria na WEB
Vivemos em um mundo cheio de modernidades e a Tecnologia na sala de aula é uma delas. Antigamente os recursos tecnológicos eram mais restritos e o computador inclusive não tinha nas escolas. Mas com informatização trouxe esse recurso muito valioso para o processo de ensino e aprendizagem na escola.
È como diz Sveiby (1998), o conhecimento, tem uma qualidade dinâmica refletiva em verbos como aprender, esquecer, lembrar e compreender; as informações fragmentadas não são consideradas suficientes para a sua produção. E esse verbos são ações presentes em nossas vidas. Estamos aprendendo, por exemplo, que Wikipédia é uma enciclopédia que há na internet que podemos pesquisar, e até modificá-la, é um processo construtivo que todos podem colaborar na sua construção. O Hipertexto refere a textos que podem ser lidos em ordens diferentes. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Todos esses recursos estamos aprendendo e compreendendo, até que quando já dominados, podemos explora-los melhor. Como por exemplo, o blog que é um hipertexto que podemos explorar modificar e acrescentar conteúdos. Com isso podemos observar que ‘a tecnologia não é apenas a parceira que nos permite fazer as mesmas coisas de forma mais divertida ou eficiente. Ela traz também novos conhecimentos e novas necessidades para a escola’. E essa necessidade chegou até nós, e estamos todos os dias buscando novos conhecimentos.
Atuação do grupo no curso: Ensinando e aprendendo com as TICS
Esse curso nos proporcionou uma oportunidade de aprendermos a explorar aquilo que a escola já possuía, como as multimídias, computador, máquina digital, internet, e outros recursos.
Porém o que é novidade vem com jeito de ‘dificuldade’, e tivemos muitas dificuldades na execução de algumas atividades, falta de tempo, às vezes não tinha como reunir com o colega. Mas superamos e chegamos ao final de mais um curso, carregado de informações, as quais iremos colocar em prática com nossos alunos.
Espero que continuemos nesse processo de ensinar e aprender, pois acredito que assim, conseguiremos nossos objetivos e tornaremos profissionais mais realizados.
TEMA DO PROJETO:
A falta de estímulo para o hábito de leitura na Educação Básica
A proposta de projeto do grupo foi escolhida pela importância do hábito de leitura, no contexto escolar e particular dos alunos. É uma atividade que sabemos que não é praticada com satisfação e entusiasmo pelos alunos, e até mesmo alguns professores, ou pessoas no geral, fora da área da Educação, mas precisamos cultivar esse hábito, pois quem ler desenvolve mais o raciocínio crítico, se torna mais autônomo de suas próprias ideias e decisões.
"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso." (Francis Bacon)
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)
È como diz Carlos Drummond de Andrade A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. Com isso precisamos despertar nossos alunos ao hábito de leitura, para que se tornem adultos leitores.
Deixo aqui para reflexão de todos um poema de Clarice Pacheco
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Tecnologia na Educação
Trabalhar vídeos na sala de aula, foi uma atividade nova, em que os alunos mostraram muito interesse, e gostaram da novidade.
Foi um aprendizado diferente com muita qualidade de som e imagem e principalmente conteúdos. Esse vídeo aborda o tema "Preconceito e Discriminação racial", muito bem executado por artistas brasileiros, numa perspectiva de mostrar a questão de ser preconceituoso em relação a cultura e cor da pele.
Passeio histórico na cidade de Goiás- Go
Essa é uma atividade que realizamos com os alunos do 5º Ano, com o propósito de lhes mostrar prédios históricos, e conhecer um pouco sobre histórias que aconteceram anos atrás. Nessa viagem eles veem utensílios usados pelos primeiros governadores de Goiás, as fotos dos mesmos, os lugares onde os presos ficavam para cumprir a pena determinada pelo juiz. A arquitetura das igrejas, as cercas de pedras, feitas pelos escravos, para marcar as terras de seu senhor.
Foi uma viagem que eles apreciaram bastante, e aprenderam mais sobre a história de Goiás.
Tudo que é novidade, é mais empolgante, mais lúdico, e até o aprendizado pode ser mais. Esse passeio é uma comprovação real daquilo que até então era só teoria, agora é prática, constaram aquilo que aprendera oralmente na sala de aula.
É como diz Carl Rogers "aprendizagem significativa, entendo , aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de
sua existência.É essa a aprendizagem que queremos para nossos alunos.
Parabéns pelo blog, ficou interessante.Elizeth Morais Martins
ResponderExcluir